****Prospectores de Portugal****

Detecção de Metais

FórumFórum  Conectar-se  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  InícioInício  
tradutor
Custom Search
Tópicos similares
Custom Search
Mundo.pt
Classifique-nos no
mundoPT

Compartilhe | 

Achados em terrenos de outros.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
MiguelAC
Membro Cobre
Membro Cobre

MensagemAssunto: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 17:04

Amigos , quero a vossa opinião, ou a vossa experiência, em relação à propriedade dos achados que fazemos nos terrenos de outros. Como é que fazem? Deixam os achados com o dono do terreno ou trazem-nos convosco?

Bem sei que o objectivo da detecção não é lucrativo, apenas de entretenimento e recreio, e sempre com autorização, mas com isso em mente, uma moeda antiga pode não valer nada para o dono do terreno e muito para nós... e ela é de quem? Combinam com o dono do terreno antes?

A mim aconteceu-me encontrar uma moeda do sec XVIII num terreno de um amigo e nem se pôs em questão que a moeda era dele, pois o terreno era dele, e ainda por cima é um adepto da numismática! Mas este assunto pode não ser linear...

O que fazem?

Cumprimentos
MiguelAC
Seeker.4320
Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 17:41

Bem amigo acho que o melhor é mesmo combinar condições com o dono, e chegarem a um entendimento, no entanto se encontrar algo fora de série, acho que o proprietário do terreno deve beneficiar com isso.

cumprimentos e apitos
saddam
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 19:42

Acho que existe uma leia qualquer.. é metade para o achador e a outra metade para o dono do terreno mas sem certezas.

Ainda ha pouco tempo também fui passear num terreno amigo no qual foi encontrado V réis, no fim entreguei a moeda ao dono Razz

Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 22:20

Não sei se há alguma lei, mas acho que se costuma (quando há dinheiro envolvido) dar metade ao dono do terreno.

Vi uma notícia ou algo assim, no outro dia de um detectorista que encontrou um artefacto no terreno de outra pessoa e fez isso mesmo.
Despistado
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 23:04

Na minha opinião, o melhor é acordar logo as condições quando se pede autorização...

...Ainda assim, com bom senso a coisa, normalmente, resolve-se.

Na realidade, se o achado for muito relevante, terá que se comunicar às autoridades!!!

Depois, se não houver terreno não há achado, mas se não houver detector, o mais certo é também não haver achados...assim, se todos concordarem divide-se a "coisa" ao meio...

...O interessante é o hobbie e, se possível, salvar algum património, onde quer que ele fique.

Bons achados para todos!
matos71
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 01 Dez 2011, 23:30

Já encontrei a tal notícia, é esta:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Já pensaram no que fariam se o dono quisesse tudo o que encontraram?

Li num fórum inglês, uma pessoa a quem isso aconteceu e parece que pediu algum dinheiro à pessoa para compensar os gastos com a gasolina, baterias, etc.

Mas neste momento com a crise, não estou a ver isso a acontecer.
MiguelAC
Membro Cobre
Membro Cobre

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sex 02 Dez 2011, 10:11

A questão é que lá (em Inglaterra) os museus estão sensibilizados para o valor destas coisas e compram os achados a preço de mercado justo, para os poderem exibir e assim ter em exposição uma peça que todos podem ver e apreciar.

A meu ver a história não tem preço, porque o seu valor é incalculável, por isso, espero que um dia os nosso museus tenham a vontade (e os Euros) para fazer o mesmo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

obrigado pelo link, este é outro em relação à mesma Hoard: 3.3 milhões de libras que o estado pagou ao detectorista e ao dono da quinta, que o dividiram 50/50...

cheers faz sonhar hem!

MiguelAC
Seeker.4320
Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sex 02 Dez 2011, 21:33

Em portugal fazia mas era o pessoal ir passar uns tempos á prisão.

Depois nem tesouro, nem recompensa, nem vontade própria.

cumprimentos
MiguelAC
Membro Cobre
Membro Cobre

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sab 03 Dez 2011, 10:42

Eu acho que é uma questão de tempo. Não podem ser sempre os mesmos, nem as mesmas ideias à frente deste país.

Chegaremos lá. E sítios como este são o melhor princípio possível.
RAFA 66
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 14 Dez 2011, 20:51

Ola companheiros vou dar a minha opiniao, em portugal ficavamos sem o carro sem o detector respondiamos em tribunal pagavamos multas e se respingasemos ainda levavamos uma pingas no posto da gnr ou psp, para nao acharmos estas coisas!!! tou a brincar ...............
spidolo
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sex 16 Dez 2011, 07:44

saddam escreveu:
Acho que existe uma leia qualquer.. é metade para o achador e a outra metade para o dono do terreno mas sem certezas.

Ainda ha pouco tempo também fui passear num terreno amigo no qual foi encontrado V réis, no fim entreguei a moeda ao dono Razz
Para mim essa atitude é normal,tambem faria o mesmo,porque o que me da prazer é fazer o achado,não tem objetivo comercial...a adrenalina da descoberta é muita...
saddam
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sex 16 Dez 2011, 12:34

spidolo escreveu:
saddam escreveu:

Para mim essa atitude é normal,tambem faria o mesmo,porque o que me da prazer é fazer o achado,não tem objetivo comercial...a adrenalina da descoberta é muita...

nada mais 125

Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Seg 19 Dez 2011, 22:22

boas comecei a pouco tempo com um colega na descoberta de pecas historicas e só a adrenalina de nao saber o que poderei encontrar e e suficiente nao a nada melhor do que achar uma peca histórica mesmo que não tenha valor , um achado e sempre um achado.
Despistado
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Ter 20 Dez 2011, 23:30

João,

Não esquecer que só o facto de andar à procura de peças relevantes para a história é proibido...

...devemos ir sempre à procura de meteoritos, como costuma dizer o Pedro Coelho, ou então de algo que alguém perdeu recentemente...

Bons achados.
joao
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Ter 20 Dez 2011, 23:32

=) obrigado pelo aviso

Despistado
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 21 Dez 2011, 23:31

Wink
marcodias
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sex 23 Mar 2012, 23:45

Art. 1324º nº 1 do Código Civil: Se aquele que descobrir cosa móvel de algum valor, escondida ou enterrada, não puder determinar quem é o dono dela, torna-se proprietário de metade do achado; a outra metade pertence ao proprietário da coisa móvel ou imóvel onde o tesouro estava escondido ou enterrado.

Quer isto dizer que se encontramos uma moeda com duzentos anos, o seu dono já faleceu (as pessoas colectivas ainda podem ainda existir e ser proprietárias das coisas). Portanto, o achador, em princípio, não sabe quem foi o dono. Assim sendo, o tesouro pertence em partes iguais ao achador e ao proprietário do imóvel.
O mesmo artigo obriga a anunciar publicamente o achado ou comunicá-lo às autoridades.

Não há que esquecer que se o achado for relevante para o património cultural, deve ser comunicado ao IGESPAR. A lei prevê que se dê uma recompensa ao achador, mas o seu valor depende da regulamentação da lei. Tal regulamentação, que seja do meu conhecimento, nunca chegou a existir.

Esta é a lei, mas acho que é melhor chegar a acordo com o proprietário e fazer as coisas como ele quiser, porque, afinal de contas, o terreno é dele. Parece-me o mais correcto.
Redking
Membro Cobre
Membro Cobre

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 05 Dez 2012, 13:24

acho que o mais correcto é falar logo com o dono do terreno, para assim sairem todos a ganhar. abraço.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 05 Dez 2012, 14:31

marcodias escreveu:
Art. 1324º nº 1 do Código Civil: Se aquele que descobrir cosa móvel de algum valor, escondida ou enterrada, não puder determinar quem é o dono dela, torna-se proprietário de metade do achado; a outra metade pertence ao proprietário da coisa móvel ou imóvel onde o tesouro estava escondido ou enterrado.

Quer isto dizer que se encontramos uma moeda com duzentos anos, o seu dono já faleceu (as pessoas colectivas ainda podem ainda existir e ser proprietárias das coisas). Portanto, o achador, em princípio, não sabe quem foi o dono. Assim sendo, o tesouro pertence em partes iguais ao achador e ao proprietário do imóvel.
O mesmo artigo obriga a anunciar publicamente o achado ou comunicá-lo às autoridades.

Não há que esquecer que se o achado for relevante para o património cultural, deve ser comunicado ao IGESPAR. A lei prevê que se dê uma recompensa ao achador, mas o seu valor depende da regulamentação da lei. Tal regulamentação, que seja do meu conhecimento, nunca chegou a existir.

Esta é a lei, mas acho que é melhor chegar a acordo com o proprietário e fazer as coisas como ele quiser, porque, afinal de contas, o terreno é dele. Parece-me o mais correcto.

Na Inglaterra temos isto, esta online, é so imprimir e já esta, é reconhecido pelo governo e qualquer entidade reguladora. As coisas querendo são muito simples e de beneficio de todos.

Abraço

Monco

Redking
Membro Cobre
Membro Cobre

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 05 Dez 2012, 14:56

pois companheiro mas eu como não percebo mutio de inglês tens que me traduzir isto tudo eh eh eh.

Claro que tinha que ser noutro pais para ser legal pq aqui não.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qua 05 Dez 2012, 16:54

Redking escreveu:
pois companheiro mas eu como não percebo mutio de inglês tens que me traduzir isto tudo eh eh eh.

É senão uma demostração de comoo podemos facilitar a vida as vezes, havendo vontade tudo se faz. Para podermost ter algo iqual aqui em Portugal era preciso uma alteração a lei existente. Poderia se elaborar um memorandum de Entendimento nas mesmas bases, mas também vejo barreiras nisso, exemplo;

Um Senhor que tem pouca escolaridade, vive no campo isolado do resto do mundo, dizia logo ``Não Não senhor, vai enganar ourto, vi uma coisa iqual na Querida Julia e no nos por ca, vocés a malta nova querem é nos enganar´´

lol.lol.lol

Abraço

monco
RG
Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 06 Dez 2012, 05:50

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Qui 06 Dez 2012, 10:42

A imagem foi retirada, para quem não viu é um contrato, posso enviar o mesmo por email se tiverem interessados.

Abraço

Monco
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sab 08 Dez 2012, 18:32

monco escreveu:
Redking escreveu:

É senão uma demostração de comoo podemos facilitar a vida as vezes, havendo vontade tudo se faz. Para podermost ter algo iqual aqui em Portugal era preciso uma alteração a lei existente. Poderia se elaborar um memorandum de Entendimento nas mesmas bases, mas também vejo barreiras nisso, exemplo;

Um Senhor que tem pouca escolaridade, vive no campo isolado do resto do mundo, dizia logo ``Não Não senhor, vai enganar ourto, vi uma coisa iqual na Querida Julia e no nos por ca, vocés a malta nova querem é nos enganar´´

lol.lol.lol

Abraço

monco

Assim já esta melhor

LOUIS XIV
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Achados em terrenos de outros.   Sab 08 Dez 2012, 21:26

Haviamos de ter contratos destes em portugal...
Assim quando fosse terrenos do estado entrgava metade das muitas caricas e cervejas a que teem direito... pig

Achados em terrenos de outros.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Achados em terrenos de outros.
» Celer´s em outros paises
» Outros Grandes Fiat
» Caçada as Galinholas
» Tampão traseiro adaptado com bocas 6x9 e outros.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Codigo de ética-
Ir para: